Yemanjá: Rainha do Mar é homenageada na Costa de Camaçari
31/01/18 as 08:08 pm
Ver Notcia

Dia 2 de fevereiro e dia de festa sem mar. E para manter esta tradição que reverencia a "Rainha do Mar", realizada em Arembepe e Itacimirim, localizadas na Costa de Camaçari, o Presente de Yemanjá. 

Como comemorações contarão como presenças do prefeito Elinaldo Araújo, autoridades municipais, além de devotos, comunidade local, turistas e visitantes.

Os festejos em homenagem a Yemanjá tem apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio de diversas secretarias e órgãos institucionais.

 

AREMBEPE

A prática do ritual, em Arembepe ocorre há mais de 100 anos. As celebrações terão início às 4h, com alvorada de fogos e concentração no espaço “A Preguiçosa”, situado ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. Em seguida, ocorre desfile de fanfarras. Do local, às 5h30, sairá a procissão que levará os balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos aos barcos na praia.

A preparação e montagem dos cestos começa quinta-feira (1/2), à noite. A procissão marítima, com as embarcações, sai da Praia do Porto e avança cinco milhas em alto mar para entregar os balaios com os presentes à Yemanjá.

 

ITACIMIRIM

Realizada há cerca de 10 anos, o Presente de Yemanjá em Itacimirim já está consolidado. As homenagens à “Rainha do Mar” acontecerão na Praia da Espera a partir das 10h, com o Xirê - também chamado de Roda dos Orixás.

Como 15h sairá a procissão marítima, que levará os balaios como oferendas e pedidos de devotos às embarcações para, em seguida, é entregues a Yemanjá em alto mar. Os festejos, nenhum local, estão previstos para encerrar como 17h.

Autor: Ascom / PMC

 


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br