Camaçari FM
CAMAÇARI 259 ANOS História do município é reverenciada no desfile cívico
29/09/17 as 08:35 pm
Ver Notcia

As belezas naturais, a riqueza cultural, o desenvolvimento industrial e a garra daqueles que fizeram e fazem a história de Camaçari foram muito bem representados pelas cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes e profissionais envolvidos na organização do desfile, que deram um show de civismo e encheram de alegria e encanto a avenida 28 de Setembro, onde ocorreu o tradicional desfile em comemoração aos 259 anos da cidade.

Cerca de 20 mil pessoas assistiram ao ato cívico, num verdadeiro gesto de amor e respeito à Camaçari. Cada uma das 49 alas trouxe à avenida importantes momentos e símbolos da história do município, ressaltando o tema central “Camaçari, no tempo e na história. 259 anos de memória”. Os pelotões, de forma lúdica e criativa, fizeram referência a trechos do hino de Camaçari, que funcionaram como subtemas dos desfiles cívicos deste ano.

Para garantir ainda mais glamour e animação ao evento, se alternavam entre os pelotões, fanfarras, bandas e filarmônica, que durante quase seis horas de desfile, fizeram um espetáculo à parte, com direito a coreografias e execução de canções bastante conhecidas pelo público, como A Mala é Falsa, entoada pela Banda Marcial de Camaçari (Bamuca) e La Bamba, tocada pela Fanfarra Estudantil de Camaçari (Fanesc).

Sem conseguir tirar os olhos dos alunos que se apresentavam, e admirado com a criatividade dos estudantes e professores que se dedicaram para fazer um desfile à altura de Camaçari, o prefeito Antonio Elinaldo falou da emoção de ver esses jovens reverenciando a cidade pela passagem do seu aniversário. “Não há como não se emocionar ao vê-los na avenida multiplicando saberes e dando uma aula de patriotismo”, declarou ele. A felicidade do prefeito com o desfile foi tanta que chegou a cantar com o ex-vocalista da Timbalada, Denny Denan, que prestigiou o evento e cantou ao som do grupo percussivo Som do Timbal.

O chefe do executivo, num gesto de alegria e de respeito ao público, desceu do palanque e se misturou na multidão, subindo à arquibancada e dançando com populares. O prefeito ponderou ainda, que nesse ano, o município tem muito a comemorar. “Camaçari já começou a respirar novos ares, novas oportunidades”, declarou ao citar os investimentos em infraestrutura que o governo tem feito, como pavimentações de ruas e requalificação de praças, além da atração de empreendimentos que vão gerar mais emprego e renda para a população.

Com arquibancada e os passeios públicos lotados, o desfile seguiu tranquilo e animado, num verdadeiro momento de lazer e civismo para famílias de vários cantos da cidade que vieram prestar homenagens à Camaçari. Dentre os que marcaram presença no ato, estava a aposentada Alda Pereira, 66 anos, que veio ao evento acompanhada dos netos Carolina, 9, veterana no evento, que logo falou "Eu quero ver a Bamuca dando um show". Já Kauã, 6, que curtiu o desfile pela primeira vez, contava os minutos para ver os policiais militares desfilarem com suas motos e viaturas. "É emocionante", disse empolgado.

Participaram do ato cívico os estudantes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, e das escolas Marcus Ivo Bona, Engenheiro Ruy Bacelar, Clube de Mães, Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, Professora Laurita Souza Ribeiro, além da Associação Pestalozzi de Camaçari e do Centro Educacional Yolanda Pires. Cinco grupos culturais e quatro sociais também fizeram bonito.

O desfile cívico é realizado pela Prefeitura e envolve profissionais das secretarias da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), do Governo (Segov), da Infraestrutura e Habitação (Seinfra) e dos Serviços Públicos (Sesp), além de servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Defesa Civil. A iniciativa conta ainda com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, e do Tiro de Guerra.

Todo evento foi acompanhado por secretários e vereadores municipais, além de autoridades militares e religiosas.

Autor: ASCOM/PMC


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br