Camaçari ganha mais duas unidades de Saúde
02/12/19 as 03:02 pm
Ver Notícia

Foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (02/12) mais duas unidades de saúde em Camaçari, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Verdes Horizontes e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III,  no Phoc I. As estruturas foram construídas pelo Governo do Estado, através do Programa de fortalecimento do SUS (PROSUS), e serão mantidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.

O prefeito, Elinaldo Araújo, destacou o ganho para saúde municipal com o investimento nas equipes que comporão as novas unidades. “A UBS do Verde Horizonte chega com três equipes de saúde mantidas exclusivamente com recurso municipal. E o CAPS III, que também será mantido com recursos próprios do município, funcionará 24h a partir de janeiro com uma equipe multiprofissional”.

Preparada para atender uma população de seis mil pessoas, a UBS Verdes Horizontes ofertará todos os serviços de uma Unidade Básica, como pediatria, ginecologia, clínico geral, enfermagem e odontologia. Entre as principais atividades estão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades, atendimento para pequenas urgências e emergências e fornecimento de medicação básica.

“O governo municipal não tem medido esforços em ampliar as equipes de saúde, tanto que agora estamos convocando nossos médicos e outros profissionais através do Reda para recompor as existentes e aumentar o serviço com novas, a exemplo da UBS do Verdes Horizontes e do CAPS III”, pontuou o secretário de Saúde, Elias Natan.

Chegando como um grande reforço para saúde mental, o CAPS III, que fica no PHOC I, ao lado do Colégio Cosme de Farias, será composto por uma equipe multiprofissional, com psicólogo, assistente social, psiquiatra, acupunturista, educador físico, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico e equipe administrativa.

Coordenadora da Saúde Mental, Márcia Cosme, explicou como funciona o atendimento no CAPS III. “O acolhimento é de segunda a sexta-feira pela manhã e tarde. Pela noite a unidade irá atender usuários admitidos no serviço que tenha projeto terapêutico singular. Não é internamento. É importante que as pessoas saibam disso. Os pacientes que aqui ficarem é apenas para observação e não uma internação”.

“Importante explicar que as emergências psiquiátricas devem ser atendidas nas UPAS e Pronto-Atendimentos. O paciente após ser triado e ter seu quadro estabilizado nessas unidades de urgência e emergência pode ser encaminhado, ou não, ao CAPS III para ficar em observação. Isso é definido após uma análise do caso pela equipe da UPA em comunicação com a equipe do Centro Psicossocial. Por isso a população precisa entender que as emergências psiquiátricas não devem ser levadas diretamente para o CAPS”, complementou Elias Natan.

Fonte: ASC0M/PMC

 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br