Festa do Divino: tradição trazida pelos jesuítas é mantida em Vila de Abrantes
20/05/19 as 09:08 pm
Ver Notcia

“Eis que sou o pão da vida, o pão do céu” (João 6:35). Esse é o tema da festa do Divino Espírito Santo de 2019, em Vila de Abrantes. A Paróquia do Divino Espírito Santo é a igreja mais antiga de Camaçari e completa 459 anos em julho, mantendo a tradição e sendo um acervo da formação do município. As celebrações estão sendo organizadas pelo pároco Luiz Orlando, com o apoio da comunidade católica local.

Entendendo a importância histórica da celebração para o município, um grupo de jovens se reuniu com o secretário de Turismo, Gilvan Souza, solicitando da Prefeitura de Camaçari o apoio estrutural para a realização do Setenário de Louvor. Esse ano, a festa terá sete dias, abordando em cada noite os sete dons do Espirito Santo, entre os dias 31/05 e 06/06, na Igreja Matriz, sempre às 19h.

A tradição, vinda com os jesuítas, resistiu por mais de 400 anos e tem todo empenho da juventude católica para continuar. “Essa festa tem toda a dedicação da juventude. Este ano, temos muitos jovens que estão assumindo a coordenação de equipes”, conta Neilton Barreto, integrante da comissão organizadora da celebração. “É uma festa que tem muita importância para a comunidade, que está mostrando a presença da fé na juventude”, avalia.

A iniciativa recebeu o apoio da Setur. O gestor da pasta destacou a importância histórica e arquitetônica da Igreja Matriz de Vila de Abrantes e a referência do local para formação do município de Camaçari. “Abrantes é a história viva de Camaçari. Preservar as celebrações e garantir a requalificação das estruturas e preservação dos recursos ambientais remanescentes é um dos compromissos que assumimos para organização da comunidade e inserção nos meios de turismo”, explicou Gilvan.

A comissão de interlocução da juventude é formada por Neilton Barreto, Liliane Meneses, Crispiniana Guedes e Daniel de Paula.

Programação

22/05 – Louvor na praça em preparação para a festa.  O louvor será feito por setor: o setor 01 será em Abrantes, às 19h, ao lado da igreja. O setor 02 será em Jauá, às 19h, na praça em frente à igreja.

25/05 – Vigília em preparação à festa. Começando às 22h, na Igreja Matriz.

31/05 a 06/06 – Setenário, na Igreja Matriz, às 19h.

08/06 – Quermesse do Divino, das 16h às 22h, no estacionamento da Igreja de Vila de Abrantes, com show ao vivo, apresentação de quadrilhas e outras intervenções culturais.

09/06 – Missa festiva, às 16h. Em seguida, procissão pelas ruas de Abrantes.

Fonte: ASCOM/PMC

 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br