_________________________Campanha Dezembro Vermelho acontece na Feira de Camaçari até sábado (08)
09/12/18 as 02:03 am

Até o próximo sábado (8/12), das 8h às 13h, acontece, em estrutura montada na entrada principal do Centro Comercial de Camaçari, a Campanha Dezembro Vermelho, promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), com o objetivo de alertar as pessoas para a prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

No local, serão realizados 100 testes rápido por dia, para detecção de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C, gratuitamente. Além dos testes, acontecerá a distribuição de preservativos e aconselhamento psicológico.

Números do Centro de Referência e Especialidades em Saúde de Camaçari (CRES) sobre os casos de DSTs na cidade revelam que, só em 2018, foram confirmados 300 novos casos de sífilis. Em 2017, foram 100 novos casos de AIDS e em 2018 já são mais 67 novas confirmações. Além de mais 150 casos este ano de outras DSTs.

Enfermeira e coordenadora do CRES, Carla Bressy alerta que a prevalência entre jovens de 15 a 29 anos triplicou na última década. “Além de ter a consciência da prevenção durante as relações sexuais, é muito importante fazer o teste rápido para saber se está infectado pelo vírus e com isso iniciar o tratamento o mais breve possível. As pessoas precisam entender que contra DSTs o tratamento mais eficaz é a prevenção. E veja que os casos não são apenas entre adultos. Mas também, entre adolescentes e jovens”, alerta.

Secretário de Saúde, Elias Natan destaca que em Camaçari, atualmente, são acompanhados 600 pacientes com HIV. “E esse número pode ser maior. Pois, existem pessoas com a doença e não sabem. Por isso a importância de fazerem o teste rápido. Enquanto Secretaria de Saúde, não temos medido esforços para combater o HIV e as DSTs”.

Além da estrutura montada na Feira de Camaçari até o próximo sábado, também são realizados testes rápidos, aconselhamentos, encaminhamentos e todo atendimento e suporte aos pacientes, no CRES, que fica localizado no Centro, ao lado do prédio da Vigilância à Saúde, próximo ao Banco Santander. “Para fazer o teste rápido, basta ir até o CRES. A pessoa pode ficar tranquila quanto ao sigilo de todo processo”, garante Carla Bressy.

Testes rápidos estão sendo oferecidos no estande montado na entrada do Centro Comercial de Camaçari -

Fonte: ASCOM PMC


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br