Autoridades suspeitam que picada de inseto seja causa de surto de dermatose em Salvador
24/10/18 as 09:56 pm
Ver Notícia

Autoridades da área de Saúde da prefeitura de Salvador e do governo do estado apontam que a principal suspeita para a causa dos recentes casos de dermatose que surgiram na capital baiana (veja mais) é a picada de insetos. Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (24), elas apontaram ainda que os balanços mais recentes ainda indicam a existência de 79 situações confirmadas do surto na cidade.

 A suspeita tem como base o relato de pessoas acometidas pela dermatose e que lembram de terem sentido picadas no corpo. "O principal comentário das pessoas acometidas é que sentem uma sensação de picada. O que leva a pensar em um inseto de difícil visualização", comentou a coordenadora de vigilância epidemiológica de Salvador, Cristiane Cardoso. 

 Os principais sintomas da dermatose investigada são a sensação de picada, lesão na pele muito semelhante a uma picada, associada a uma coceira e prurido intensos. "Não de trata de um processo infeccioso uma vez que não tem entre os sintomas febre, dor muscular, conjuntivite. Estão sendo coletados insetos. Na área não foram encontrados grande número de Aedes aegypti", comentou a coordenadora de vigilância epidemiológica, ressaltando que a hipótese de que a dermatose esteja relacionada com o Zika está enfraquecida.

 Apesar de a principal hipótese considerada estar relacionada a insetos, as autoridades também não descartam a possibilidade do problema de saúde ser provocada por artrópodes, como escorpiões e aranhas. Todos os casos já registrados aconteceram no bairro de Patamares. Por isso, a recomendação é que as pessoas da região usem roupas de manga cumprida e repelente.

Fonte: bahianoticias.com.br


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br