________________________________________Saúde da Família possui 57 equipes em 34 unidades de saúde
19/10/18 as 09:33 pm
Ver Notcia

O Programa Saúde da Família é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). É através das Unidades de Saúde da Família (USFs) que o munícipe tem acesso a serviços básicos como saúde bucal, pré-natal, vacinação, entre outros. Em Camaçari, 57 equipes, distribuída em 34 USFs, realizam este trabalho.

Cada equipe de saúde da família é multiprofissional, sendo composta por médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Em cada USF são realizados serviços de pré-natal, preventivo, teste do pesinho, teste rápido, vacina, curativo, saúde bucal, esterilização, farmácia, programas de Hiperdia, atividades educativas e Medicina de Saúde da Família. “Temos apenas sete unidades que ainda não estão fazendo curativo, pois ainda não passaram pela requalificação. Mas, até dezembro deste ano, todas estarão fazendo o serviço de curativo”, afirma Mary Nadja, diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau).

Maray Nadja destaca o avanço na saúde nesta gestão. “De 2017 pra cá, desde que o prefeito Elinaldo assumiu, já reativamos mais de 20 salas de curativo que estavam fechadas. Também temos que ressaltar que em apenas um ano e oito meses reativamos 21 equipes de saúde bucal que estavam paradas. Hoje, temos 27 equipes trabalhando nas Unidades de Saúde da Família”.

Fonte: camacari.ba.gov.br

 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br