COQUEIRO DE MONTE GORDO USF é entregue totalmente requalificada
27/09/18 as 02:10 pm
Ver Notícia

A comunidade de Coqueiro de Monte Gordo, localizada na zona rural do município, recebeu uma reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) nesta quarta-feira (26/9). A funcionalidade do público passou por uma completa requalificação na estrutura física, estando completamente comprometida, e pela reativação de alguns serviços prestados à população, um exemplo de procedimentos como a aplicação de vacinas, realização de curativos, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos, além de esterilização de materiais.

Ainda há uma pergunta para a USF de Coqueiro de Monte Gordo, uma confecção e impressão do cartão SUS e a informatização da unidade para, com isso, realizar a marcação de procedimentos, exames e consultas. Todos os tópicos têm maior abrangência e maior abrangência de usuários da área de abrangência, além de servirem como superlotação dos demais equipamentos de saúde da região.

A intervenção na USF de Coqueiro de Monte Gordo é melhorada no que diz respeito à administração de unidades de saúde do primeiro ano de vida. Elinaldo Araújo, quando foram entregues 24 equipamentos de saúde totalmente requalificados. A meta é outros 21 são entregues reformados até o fim deste ano.

Durante a entrega do equipamento, o gestor municipal destacou que a requalificação da unidade integra ainda o fortalecimento das ações de saúde em Monte Gordo, que prevê também a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento (PA) da região, que fará parte de um dos três grandes Distritos Sanitários pelo qual o território municipal será dividido.

“Estamos dando continuidade à entrega de mais uma unidade com todos os seus serviços ativos, garantindo atendimento digno para essa população. A ação aproxima e amplia a cobertura de saúde no local, para que a comunidade não precise percorrer longas distâncias para ser atendida por especialistas”, destacou o prefeito.

Contando com mais de 11 espaços, divididos entre consultório médico e odontológico, posto de enfermagem, salas de depósito de equipamentos e materiais, vacina, de acolhimento, de expurgo, de curativo e de triagem, farmácia, recepção, arquivo observação infantil, além de banheiros, dentre outros, a USF tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos diários.

Além de Coqueiro de Monte Gordo, a USF tem uma área de abrangência que atende as comunidades de Guajirus, Cascalheira, ruas do Ouro, Ingazeira e Nova Aliança, Itaipú, Jordão, Cancelas, Lagoa Seca, e Quilômetro 22.

Para o secretário de Saúde, Elias Natan, a população de Coqueiro de Monte Gordo tem motivo para ficar satisfeita. “Estamos testemunhando mais um compromisso da gestão com o município. A entrega de mais essa requalificação mostra o quanto a saúde tem sido priorizada pela administração. Encontramos uma unidade abandonada, com praticamente todos os serviços desativados por falta de condições de trabalho. Agora é vida nova para a comunidade de Monte Gordo”, salientou.

A gerente da USF, a enfermeira Priscila Porto, era só orgulho do trabalho que foi realizado na unidade. “Assumi a função em novembro do ano passado e fiquei assustada com o que encontrei, pois não tínhamos muito a oferecer aos usuários. No entanto, hoje, eu posso dizer, em nome de toda a equipe, que estamos alcançando o sonho de poder trabalhar de forma decente e realizar o acolhimento digno”, ressaltou.

A dona de casa Cristiane das Neves, 36 anos, estava radiante em saber que ela e seus quatro filhos vão poder voltar a contar com todos os serviços que a USF disponibiliza. “Foi muito tempo tendo que me deslocar para a unidade de saúde de São Bento. Agora, com a reforma, voltou a ficar tudo mais perto e completo. Estou muito feliz”, relatou agradecida.

Além da população e dos líderes sociais, os representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde (Sesau).

GALERIA DE FOTOS

Foto: Thiago CanutoFoto: Thiago CanutoFoto: Thiago CanutoFoto: Thiago CanutoFoto: Thiago CanutoFoto: Thiago Canuto

Autor: Ascom / PMC

 


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br