Autoridades e artistas lamentam a morte de Mario Cravo Jr.
02/08/18 as 12:14 am
Ver Notícia

Autoridades baianas e artistas lamentaram, nesta quarta-feira (1º), a  morte de Mario Cravo Júnior, 95 anos . Contemporâneo de Carybé, Rubens Valentin e Jorge Amado, ele era o último artista modernista baiano que estava vivo. O artista plástico baiano morreu na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro às 10h11, por falência de lança. 

Por meio de nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador da Bahia, Rui Costa, destacou a importância dele para a Bahia. “O mundo perde, hoje, um dos maiores expoentes da Arte Moderna. Escultor, pintor, gravador e desenhista, Mario Cravo Júnior foi responsável por difundir uma cultura na Bahia, ao lado de artistas como Carybé, Carlos Bastos, Jenner e Genaro de Carvalho ”, afirmou o prefeito ACM Neto, que também prestou condolências à família do artista.

O governador Rui Costa ressaltou que a arte de Mario Cravo é única. "Escultor, gravador, desenhista e professor, percorrer o mundo, juntar-se ao conhecimento e às experiências; e voltou à Bahia como professor universitário e diretor de museu, com uma bagagem artística extraordinária. Perdemos um nome de artes, que é eternizar uma memória de todos os baianos ”, disse.

(Foto: Arisson Marinho / CORREIO)

O presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Andrade, apontou que Mário Cravo era responsável pela consolidação da arte na Bahia: "Um dos temas da minha opinião é uma integração entre urbanismo, arquitetura e artes plásticas em Salvador entre as décadas de 1940 e 1960. Cravo foi um dos maiores protagonistas da integração ".

Uma Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA), in english, orgulha-se a sua sede, uma Casa do Comércio, uma grande obra de O Cruzeiro, escultura de 16 metros de altura, nd lateral externa do edifício, na Avenida Tancredo Neves. "Em nome da memória de Mário Cravo Júnior, nos compromete em preservar esta grande obra". 

(Foto: Divulgação)

O artista visual Leonel Mattos postou uma homenagem a Mario em seu Instagram: "O grande mestre Mário Cravo, partiu, mas deixou um legado para nossa história!". O artista plástico e escultor Bel Borba também fez uma postagem: "Descanse em paz mestre Mário Cravo Jr".

O fotógrafo, artista plástico e curador artístico Mário Edson falou que, com a morte, "o Brasil, o mundo fica um pouquinho empobrecido": "Mário Cravo foi brilhar no céu", escreveu, também no Facebook.

Para uma cantora Daniela Mercury, Mário Cravo Jr. deixa um legado incalculável: "Mário Cravo Jr." tem uma identidade à cidade de Salvador com suas obras fortes e inquietantes. Entre as obras mais importantes estão a Cruz Caída, 108 esculturas no parque de Pituaçu, A Fonte da Rampa do Mercado, uma Sereia de Itapuã, Oxalá, Iemanjá e Exu, dos Correios, entre outras. Ele era pai de Mário Cravo Neto, grande amigo, fotógrafo e artista plástico que fez como capas e fotos dos meus álbuns. Feijão com Arroz, Balé Mulato e Sol da liberdade.

Mario Cravo Neto e Mário Cravo Junior
(Foto: Divulgação)

Lembranças
Nas redes sociais, Uma arquitectura e urbanismo Márcia Reis, Que é Especialista em Conservação da Arquitetura Moderna, Contou com a existência de Uma convenção de honra com a idade do projeto da Praça da Sé, quando se preparou para a Cruz Um novo símbolo da Nossa cidade ":" Uma perda lamentável! ", disse. 

O Museu de Arte Moderna da Bahia anunciou, nesta tarde, que dedicará uma exposição Acervo do MAM ao artista. Há uma segunda guerra nas ruas de quinta-feira (2), a partir das 18h.

Escultura Alado - Mário Cravo Júnior: A entrada é gratuita e o funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 13h às 18h
(Foto: Divulgação)

O médico gaúcho Mário Augusto Amici Neutzling, que foi vizinho do artista baiano em vários anos, também compartilhou suas lembranças em seu Facebook. Leia trecho do relato:

Todas as vezes que eu falava com ele, quinze minutos de escuta me rendiam insights sobre uma vida e arte, que eu ruminava por dias seguidos. Com uma morte da esposa, saiu do apartamento e foi morar com o filho noutro bairro. Desde então, o Alto Itaigara ficou sem sua maior figura. Agora descansou. Caribé, Vinicius, Jorge Amado e muito mais rápido da Bahia que estão à procura de um Caruru no Eliseo. Vai em paz, meu querido! Gratidão pelas belezas que vc deixou para nós ". Jorge Amado e os demais geradores da Bahia estão à procura de um Caruru no Eliseo. Vai em paz, meu querido! Gratidão pelas belezas que vc deixou para nós ". Jorge Amado e os demais geradores da Bahia estão à procura de um Caruru no Eliseo. Vai em paz, meu querido! Gratidão pelas belezas que vc deixou para nós ".

Confira algumas postagens abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: correio24horas.com.br


 

Todo Direito Reservado a AP-STUDIO PRODUÇÕES E EVENTOS

Trav. Afranio Peixoto 32C - Auto da Cruz
Camaçari - BA
CEP: 42808-070

71.3040-4147
diretoria@camacarifm.com.br